Presentation
DISLab - Design Laboratory for Innovation and Sustainability is a research group of the Research Center for Architecture, Urbanism and Design (CIAUD) of the Faculty of Architecture of the University of Lisbon (FA_ULisboa) since 2020, based at the School of Technology and Management (ESTG) of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (IPVC).
Design
Innovation
Sustainability
Laboratory
Goals
Stimulate relations with the business fabric of the northern territory of Portugal, starting with Alto Minho;
Promote and stimulate Research in Design by creating and supporting activities and projects relating to other entities in the territory;
Develop studies, projects and actions that can, with the collaboration of external partners, help to implement sustainability, innovation and development factors for the territory and its economic and social activities;
Collaborate in R&D projects that can determine the Pole not only as a mediator but also as an entity capable of developing strategies and guiding activities where design enhances its important role as a mediator between the community that produces and the one that uses.
Prototypes
News
Liliana Soares e Ermanno Aparo apresentaram as metodologias e os resultados das suas investigações, assim como uma comunicação específica em co-autoria com Fátima Costa, bolseira do polo e alumna Design IPVC.
http://ahfe.org/program.html
A docente Liliana Soares é também, membro do International Technical Committee da conferência.
O artigo será publicado na Revista indexada da Elsevier "Materials Today".
Liliana Soares e Ermanno Aparo apresentaram o artigo "The concept of Tantra as meta-design to create sustainability"
João Martins e Luis Mota, com Rui Cavaleiro, comunicaram o artigo intitulado "Human-centered design on the ways to Santiago de Compostela: New artefacts for their"
Finalmente, o artigo "Worth by norhtwest: a design strategy for territorial sustainability" de Fátima Costa, Ermanno Aparo e Liliana Soares foi apresentado pela bolseira Fátima Costa.
Segundo o sítio do evento, o EIMAD é uma conferência dedicada à investigação nas áreas do design, música e artes, incluindo abordagens transdisciplinares. As comunicações do EIMAD resultam de uma chamada de trabalhos aberta e de um processo de seleção por revisão paritária duplamente cega (double-blind peer review).
Os artigos são publicados em inglês no livro “Advances in Design, Music and Arts II: 8th International Meeting of Research in Music, Arts and Design, EIMAD 2022, July 07-08, 2022” pela Springer, a submeter para indexação ISI Proceedings, Google Scholar e Springerlink. Os artigos são indexados por Scopus e Web of Science.
A primeira edição das jornadas em investigação em design foram uma oportunidade para fortalecer a parceria estratégica entre o IPVC e o CIAUD - Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Este evento, que decorreu nos dias 9 e 10 de maio, resume-se nas 3 componentes que caracterizam o design do IPVC: a ligação com os estudantes, o processo criativo com o sector empresarial e a cooperação com as outras áreas de saber do IPVC. Estas jornadas serão o ponto de partida para desafios futuros de consolidação do papel do design na região do Alto Minho, juntando inovação, criatividade e excelência.
Segundo o site oficial do evento, a conferência surge como um fórum onde académicos e especialistas colaboram de forma interdisciplinar e transdisciplinar sobre o atual sistema alimentar e sua alimentação. À semelhança da primeira e segunda conferências, pretende-se ser um encontro entre o mundo do design e da alimentação com outras áreas científicas.
O artigo expõe a participação transversal e cooperativa como parte do processo de formação em design, desenvolvendo o trabalho em equipe com diversos parceiros, do meio académico e do mundo empresarial. A investigação assume o pensamento do filósofo Heiddeger e tem como foco o desenvolvimento de novos produtos realizados pela cultura gastronómica de um lugar, ou seja, procedimentos, ingredientes, utensílios, pessoas e processos que definem um prato regional. Com esta racionalidade, pretendeu-se reconhecer a cozinha como uma ação sistémica e interativa para definir um novo produto.
Com este estudo, os autores provaram que o cruzamentos entre entidades do mesmo local pode ser uma ocasião para criar aptidões sociais no ensino do design e desenvolver competências sustentáveis. A necessidade de cooperação tornou-se um processo de inovação, definindo novas oportunidades de mercado e soluções flexíveis para as mudanças climáticas, a fim de respeitar o meio ambiente e os seres vivos.
A comunicação contribui para a inovação do setor de instrumentos musicais de sopro. Este estudo demonstra o papel do design na gestão de tecnologias de produção rápida com foco em produtos de nicho com alto grau de customização. Os autores comprovam que o desenvolvimento e a difusão de tecnologias de produção rápida - impressoras 3D - e a implementação na criação de componentes - boquilhas para instrumentos de sopro - podem ser uma oportunidade para propor novos cenários para a criação e a distribuição de produtos do mundo da música.